SOBRE SANTO ALEIXO


Vista de Santo Aleixo.

História

Localiza-se na área norte da cidade, junto às divisas de Petrópolis, Guapimirim, Duque de Caxias eRio de Janeiro. A região tem vista para o Dedo de Deus, famosa formação rochosa dessa região.
O distrito fica praticamente todo numa região de vale, pouco povoado, contando com poucas ruas principais e vilas de pequeno porte. Há décadas Santo Aleixo contava com uma importante fábricatêxtil e sua rotina era agitada por dois cinemas, hoje desativados. Em Santo Aleixo foi onde surgiu a rede de supermercados Verone, antigo Rei dos Barateiros, que hoje, se encontra em diversos bairros de Magé e municípios adjacentes.
Santo Aleixo é um distrito muito famoso no estado do Rio de Janeiro por conta de seus tradicionais eventos, a Festa de Santo Aleixo, anualmente realizada no mês de julho no bairro da Capela, e pelo seu carnaval, que já há muitos anos vem sendo um dos principais da Baixada Fluminense.
Também é muito conhecido em diversos lugares do Rio de Janeiro pelos eventos que são realizados no Haras dos Anjos e pelas suas raves.
O distrito também conta com um crescente interesse turístico, o que se deve muito às belezas naturais da região, como emAndorinhas, além das suas cachoeiras. A Cachoeira do Monjolo é uma das mais concorridas nos finais de semana, formada por três quedas d´águas de até 45 metros e várias piscinas naturais. A primeira queda é “Monjolinho”, tem aproximadamente 15 metros de altura, a segunda próximo as trilhas tem 6 metros e a terceira é a "Monjolo", com 45 metros. A velocidade com que a água cai nas rochas forma um cenário de neblina eterna parecendo um véu. Na verdade, o fenômeno é chamado por conhecedores como atomização da água, com a força da queda a água se vaporiza e causa o efeito de neblina.
No que tange ao esporte, possui dois clubes rivais que disputam os campeonatos da Liga Mageense de Desportos: o Andorinhas Futebol Clube e o Guarany Futebol Clube, ambos formados a partir de fábricas têxteis.

+ comentários + 6 comentários

12 de janeiro de 2017 às 11:08

Santo Aleixo tem Rio do ouro,
Jardim de esmeraldas, águas boas,
Cascatas sem nenhum agouro,
mina preciosa de pessoas.

Ivone Boechat

25 de abril de 2017 às 15:44

Quando será a festa da capela de 2017 ?

1 de agosto de 2017 às 10:27

Qual é a população de Santo Aleixo?

1 de agosto de 2017 às 10:31

Qual é a população urbana e Rural de Santo Aleixo?

25 de setembro de 2018 às 08:02

como é o transporte de santo aleixo em direcao ao rio de janeiro e o comercio da cidade e com relacao a violencia, é uma cidade tranquila?

21 de fevereiro de 2020 às 08:05

Qual a altitude de Santo Aleixo, referente ao nível do mar?

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. SANTO ALEIXO MAGE RJ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger